Estanho para solda


Estanho para Solda




A solda estanho é o produto que o técnico usa para soldar os componentes na placa de circuito impresso dos equipamentos eletrônicos, tais como: televisores LED ou LCD, celulares smart ou não, aparelhos de som, etc, etc…

É muito comum o técnico chamar de solda, o estanho para solda. Na verdade a solda é o resultado do trabalho concluído, é o ponto de fixação dos terminais dos componentes após a utilização do “estanho de solda” em conjunto com o ferro de solda ou estação de solda.

A solda estanho ou, estanho para solda, se apresenta em várias modalidades, podendo ser barras de solda, fios de solda, solda em pasta entre outras.

Na área de eletrônica, são regularmente usadas as versões em fio de solda e pasta de solda, também conhecida como solda em pasta, por isso nos deteremos a falar sobre estas duas modalidades.


Pasta de solda




A princípio era utilizada apenas na indústria eletrônica, por conta de suas peculiaridades trazia grande dificuldade de transporte pois dependia de embalagens térmicas ou especialmente refrigeradas já que provavelmente se derreteria antes de chegar ao seu destino.

Hoje, contudo, o produtor desenvolveu fórmulas que conseguem se transportadas durante dias e até mesmo meses sem se danificar. Como resultado, a solda em pasta passou a ser utilizada em reparos de equipamentos e se encontra presente em qualquer bancada técnica.


Além da dificuldade de ser obtida pelas razões já mencionadas, tinha seu preço extremamente elevado, fato que deixou de ocorrer com a profusão de seu uso ordinário.

Fio de solda 



Esta é a modalidade de estanho de solda mais usual, se apresenta em várias bitolas diferentes, e dentre elas as mais usadas são 0,7mm e 1mm, com liga formada essencialmente por estanho e chumbo em proporções também diferenciadas para cada uso e resultado requerido. Por padrão ficou convencionado a liga na proporção de 60/40, o que representa 60% de estanho e 40% de chumbo, havendo, ainda, a liga cuja proporção é de 63/37 e, portanto, mais pura que a anterior tendo maior preferência no reparo de pequenos equipamentos como celulares, tablets, etc…


Fio de solda como usar



O fio de solda pode ser encontrado em diversas medidas de diâmetro, conforme já mencionado, e diversas formas de embalagens e pesos.


As embalagens mais usadas na oficina técnica de reparos de equipamentos eletrônicos, e principalmente no reparo de celular e TVs, são o rolo de 500g, e o tubete com 25g e, geralmente, com diâmetros de 0,7mm ou 1mm.

Antes de começar uma soldagem de componentes, é de bom tom que se proceda uma minuciosa limpeza na região da placa a ser trabalhada, associada ao bom estanhamento da ponta do ferro de soldar, pois somente assim se conseguirá efetuar o rápido derretimento do estanho de solda, conquistando uma solda de boa qualidade, evitando a necessidade de aplicar calor excessivo na placa o que trazendo eficiência e rapidez ao trabalho prestado, com a consequente satisfação do cliente.

Ao iniciar o trabalho a que nos referimos, é aconselhável que aplique fluxo de solda na região a ser trabalhada e, só então, proceder conforme conforme descrito no parágrafo seguinte.

Aplique a ponta do ferro de solda bem estanhada no ponto a ser soldado e encoste o fio de solda entre a ponta do ferro de solda e o terminal do componente a ser soldado até que a solda já derretida apresente um aparente brilho, demonstrando já ter atingido o ponto ideal de soldagem.


Pasta de solda como usar



Aplique aqui todo o preparativo que ensinamos na preparação para solda com fio de solda, e somente então, comece o trabalho de soldagem com solda em pasta conforme informamos a seguir.


aplique uma pequena quantidade da solda em pasta em todos os terminais do componente a ser retirado ou soldado.

Aplique a ponta do ferro de soldar nos terminais do componente a ser soldado até que a pasta de solda seja completamente derretida e apresente uma aparência ligeiramente brilhosa.

Neste tipo de trabalho o ideal é utilizar a estação de ar quente, pois assim todos os terminais serão soldados simultaneamente e de forma extremamente rápida, principalmente em casos de solda em circuitos integrados.

Observe a transformação da solda em pasta que vai se modificando e assumindo a aparência regular da solda em fusão, daí basta agir com a mesma atitude tomada na soldagem com fio de solda.

Onde comprar fio de solda

Você pode adquirir fio de solda com as diversas modalidades, tanto em espessura quanto em quantidade, por embalagem, nas melhores lojas do ramo, dentre elas a do link abaixo:
Estanho para solda Estanho para solda Reviewed by José Nilton on 13:35 Rating: 5

Nenhum comentário:

Anúncio

Tecnologia do Blogger.